7.fw_ (1)

TESTE DO HIDROGÊNIO NO AR EXPIRADO

O que é

O teste respiratório do hidrogênio expirado é um exame  que utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar a causa de sintomas gastrointestinais. A ação das bactérias intestinais na digestão do substrato testado resulta na formação de hidrogênio que se difunde pela corrente circulatória e chega aos alvéolos pulmonares e é eliminado com a expiração. São feitas repetidas medições do nível de hidrogênio no ar expirado, formando um gráfico. A análise deste gráfico permite ao médico diagnosticar problemas de digestão ou absorção. Com isso é possível detectar o nível de hidrogênio através do ar exalado pelo paciente e identificar problemas na digestão ou absorção alimentar no intestino delgado.

Indicação

O exame deve ser realizado quando houver desconfiança de problemas de má absorção de carboidratos e açúcares. Ele é considerado eficiente nas investigações de patologias como intolerância e má absorção da lactose, da frutose, na Síndrome do Intestino Irritável, no supercrescimento bacteriano do intestino delgado e no tempo de trânsito intestinal. O exame é indicado para pacientes com sintomas como distensão abdominal (barriga estufada), diarreia, dor abdominal, cólica intestinal, flatulência, eructações, entre outros.

O teste pode ser feito utilizando as seguintes substâncias:

– LACTOSE

– GLICOSE

– FRUTOSE

– LACTULOSE

– SORBITOL

 

Preparo

Para realizar o exame o paciente não pode ter ingerido antibióticos, probióticos ou ter feito exames de colonoscopia e enema opaco nas últimas 4 semanas.

Na véspera do exame não é permitido ingerir leite ou derivados, mel, refrigerantes, bebidas esportivas, bebidas alcoólicas ou sucos de fruta, especialmente em lata ou caixinha, laxantes, suplementação de fibras e evitar ao máximo a ingestão de alimentos com alto teor de fibras. Após as 20h, deve-se manter jejum, sendo permitida apenas a ingestão de água.

No dia do exame o paciente não deve fumar ou realizar qualquer atividade física. Deve fazer escovação dentária normalmente e utilizar enxaguante bucal antes do início do exame. 

Realização do exame

Inicialmente o paciente solta o ar da expiração em um aparelho que medirá a dosagem basal de hidrogênio.  A seguir, ingere o substrato prescrito pelo médico e são feitas novas medições no aparelho a cada 30 minutos. Além disso, é solicitado que o paciente preencha um relatório onde registrará se sentiu alguma coisa anormal, como gases, inchaço, dor abdominal, entre outros. O exame tem duração média de 3 horas e neste período deve ser mantido o jejum.

Vantagens

O teste do hidrogênio expirado diagnostica a intolerância à lactose e a má absorção de açúcares pelo organismo com mais conforto e eficácia, sem precisar coletar sangue.