COLONOSCOPIA
É o procedimento que visualiza seu cólon (intestino grosso), utilizando um aparelho endoscópico, que é tubo flexível, introduzido através do ânus, com a finalidade de estudar o interior de todo o intestino grosso e a porção terminal do intestino delgado, sob sedação supervisionada por médico anestesista. Se houver necessidade, durante o procedimento, pode ser coletado material do intestino para exame (biópsia) e análise laboratorial detalhada. Pequenos tumores (pólipos) podem ser removidos, sangramentos podem ser diagnosticados e, muitas vezes, tratados durante o próprio exame.
Preparo
Para permitir uma visão clara, o cólon (intestino grosso) deve estar completamente limpo e sem resíduos.
Algumas medicações devem ser suspensas antes da realização do exame.
Indicações
Em decorrência dos efeitos da medicação sedativa, não é permitido conduzir veículos nem exercer atividades de risco que necessitem de atenção nas 12 horas seguintes. Não devem ser ingeridas bebidas alcoólicas até 24 horas após término do procedimento. Não é recomendado realizar exercícios físicos no dia do exame. Alguns exames laboratoriais podem ter seus resultados alterados em virtude do jejum prolongado e da medicação, portanto não devem ser coletados após o exame.
Em razão do preparo a que o intestino foi submetido e a fim de facilitar a digestão, você deverá fazer uma refeição leve, voltando gradativamente à dieta normal no dia seguinte.
Caso necessário, o paciente receberá um atestado médico que lhe dispensará de suas atividades no dia do exame. Uma declaração de comparecimento também poderá ser fornecida a seu acompanhante.