Manejo da Colite Microscópica – Guia do Paciente

DRGE
29 de janeiro de 2016

Manejo da Colite Microscópica – Guia do Paciente

A colite microscópica é uma condição inflamatória que afeta o cólon, mais comum em pacientes com idade superior a 60 anos e podendo provocar uma série de sintomas, como:

  • Diarreia aquosa.
  • Dores abdominais e cólicas.
  • Perda de peso não intencional.
  • Náuseas.

O tratamento mais efetivo e com o menor número de efeitos colaterais é realizado com Budesonida. Contudo, o custo da medicação pode ser um problema para alguns pacientes, que devem conversar com seu médico a respeito das outras opções de tratamento existentes.

No exame endoscópico, o cólon de uma pessoa portadora de colite microscópica é visualmente normal. A doença leva seu nome devido ao fato de que as alterações só podem ser visualizadas através do microscópio. Para isso, é necessário que o gastroenterologista realize biópsias seriadas do cólon durante a colonoscopia. Através da análise dessas biópsias, pode-se afastar ou diagnosticar a doença.

A colite microscópica parece não estar associada a um aumento no risco de câncer ou outras doenças graves, porém, ela pode causar dor e desconforto significativos, afetando negativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Budesonida é a melhor alternativa para tratamento inicial.

Atualmente, a Budesonida é a droga disponível no mercado mais efetiva para o tratamento de colite microscópica. Trata-se de um corticoesteroide que ajuda a diminuir a inflamação no intestino. A diminuição da inflamação provoca uma diminuição da dor e dos outros sintomas. De fato, a utilização da Budesonida por um curso de 8 semanas aumenta em duas vezes a chance do paciente se manter sem sintomas.

Após um período de 8 semanas de tratamento o médico pode considerar a retirada da medicação, sendo que 1 a cada 3 pacientes irá se manter assintomático após o primeiro curso de tratamento. Outros paciente podem apresentar uma recaída após interromperem a medicação, caso ocorra, um tratamento com dose baixa por até 1 ano pode ser necessário para evitar o retorno dos sintomas.

NOTA IMPORTANTE: A Budesonida apresenta um baixo número de efeitos colaterais por ser rapidamente metabolizada pelo fígado. Contudo, algumas medicações e substâncias podem alterar a metabolização da droga. É importante salientar que o médico deverá ser informado a respeito de outras medicações sendo utilizadas.

Considerar outras possibilidades.

Se, apesar do tratamento com Budesonida, uma melhora dos sintomas não for obtida, deve-se considerar a possibilidade de outras doenças associadas. Por exemplo, alergias e intolerâncias alimentares podem cursar com sintomas similares aos da colite microscópica, se você supeita ser alérgico ou intolerante a algum tipo de alimento, é interessante discutir o assunto com seu médico, que poderá realizar testes e exames para descartar essas hipóteses caso julgue necessário.

A doença Celíaca ou intolerância ao glúten é uma condição frequentemente associada à colite microscópica. Pacientes que não respondem ao tratamento com Budesonida devem ser testados para presença de doença Celíaca. Achar a causa dos sintomas irá auxiliar o médico a determinar qual a melhor forma de tratamento específica para cada paciente.

Perguntas para o seu médico.

  • Qual ou quais os efeitos colaterais esperados com o tratamento sendo realizado?
  • Qual efeito colateral é considerado grave o suficiente para que seja necessário procurar auxílio médico?
  • Por quanto tempo a medicação será utilizada? Necessitarei de tratamento para sempre?
  • A medicação possui alguma interação medicamentosa negativa com outras medicações sendo utilizadas?